Psicoteste Detran o que é avaliado? Faça o Simulado Detran para mandar bem na prova teórica do Detran.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Primeira Habilitação - Valores e informações

Detran é a sigla dada ao Departamento Estadual de Trânsito. Esse é um órgão executivo de instância estadual e cabe a ele regular e administrar todas as regulamentações do trânsito, ou seja, é de sua função que as leis de trânsito sejam seguidas e obedecidas pelos condutores de veículos.
É de responsabilidade desse órgão também, avaliar candidatos à habilitação. 

Para tanto, é necessário que esses candidatos passem por avaliações físicas e mentais a fim de se tornarem habilitados.

É importante saber que após passar pelo último exame do Detran, o candidato terá em mãos a PPD (Permissão para Dirigir) e ficará com ela durante o período de um ano. Após esse tempo, se o habilitado não tiver tido nenhuma infração ele pegará sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veja também:
  • Documentos para renovar CNH
  • Renovação CNH

Primeira habilitação Detran Bahia

Documentos necessários:
  1. Documento de identificação (original e cópia);
  2. CPF (original e cópia);
  3. Comprovante de residência (original e cópia).

Quem pode tirar a carteira de habilitação?

  • Se o candidato tiver mais que 18 (dezoito anos);
  • Saber ler e escrever;
  • Tiver os documentos: RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física);

Como tirar a primeira habilitação

O primeiro passo é comprar o laudo que pode ser adquirido no Primeira Habilitação Detran ou SAC e custa R$ 143,00. Após a compra do laudo, é hora de marcar um exame médico na clinica indicada no laudo.

Lembrando que o exame médico, psicoteste e outras avaliações laboratoriais custam R$ 257,00, valor total. Caso o candidato seja aprovado ele já pode dirigir-se a uma autoescola e começar as aulas teóricas, posteriormente as aulas práticas com o carro da autoescola. Após essas aulas, o candidato passará por um simulado teórico, o qual serve de “revisão” para a prova teórica.

Em caso de aprovação a autoescola marcará o exame teórico do Primeira Habilitação Detrando referente candidato. Posteriormente, ele fará as aulas práticas e após essas aulas será submetido a um exame prático, no qual o avaliador dirá se ele está ou não está hábito a dirigir um veículo automotor.
Na prova teórica são abordados assuntos referentes as leis de trânsito, infrações de trânsito, direção defensiva e mecânica .



Na prova prática o candidato fará baliza (estacionamento de veículo), controle da embreagem (comumente conhecido como meia embreagem) tanto na subida quanto na descida, e também dirigirá por um percurso pré-estabelecido pelo Primeira Habilitação Detran (Departamento Estadual de Trânsito). O candidato saberá se foi ou não aprovado no mesmo dia, caso ele tenha realizado esse exame pela manhã. Caso o tenha feito pela tarde, ele pegará o resultado no dia posterior ao dia de realização da prova prática.

Vale ressaltar que esses resultados ficam disponíveis no site do Detran.
Tirar a primeira habilitação não é complicado, o Detran dispõe de um serviço de atendimento ao cliente que está sempre disponível e busca ajudar o futuro habilitado. Então, é muito importante que se faça todos os passos corretamente.

Carteira de habilitação provisória (PPD)

Talvez poucos saibam, mas após realizar todos os processos obrigatórios para poder verificar a aptidão física, mental e funcional dos candidatos os mesmos ainda passarão por uma "avaliação" que dura 1 ano.

Durante esse período, os futuros habilitados terão que ter atenção redobrada no trânsito, pois a carteira PPD (Permissão para dirigir) não tolera infrações, independente da sua gravidade. Caso o habilitado que ainda esteja utilizando a carteira provisória e receba alguma multa, o mesmo perderá direito de dirigir até que refaça todo process de habilitação novamente. Em algumas situações é possível recorrer ao Primeira Habilitação Detran explicando o motivo da infração, lembrando, as alegações só serão aceitas em situações extremas.

23 comentários:

  1. Muito boas as informações aqui contidas. São bem claras, também!

    ResponderExcluir
  2. Se o indivíduo estiver com a provisório e em meio ao transito ele faz parte de uma batida da carro .
    Se pondo que o carro da frente freio em sua frente fazendo assim com que ele venha bater por tras .
    O condutor que bateu atrás por estar dirigindo com a provisória ele perde a carteira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde é condutor da frente teria que pagar o seu prejuízo.

      Excluir
  3. Se o indivíduo estiver com a provisório e em meio ao transito ele faz parte de uma batida da carro .
    Se pondo que o carro da frente freio em sua frente fazendo assim com que ele venha bater por tras .
    O condutor que bateu atrás por estar dirigindo com a provisória ele perde a carteira ?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito , obrigado esclareci muitas coisas !!

    ResponderExcluir
  6. Do jeito que a cidade está, com profissionais que muitas vezes aplicam multas sem necessidade, vários radares espalhado, é praticamente impossível que um iniciante permaneça um ano inteiro sem tomar uma multa. Ou seja, mais uma vez tudo favorecerá a vocês, a não ser que refazer os processo para retirar a cnh não gere custos ao iniciante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na cidade ( Itabuna) tem um cemaforo quebrado, não conta os segundos, quando vc vai passar ele muda pro amarelo e ta gerando multas!! Como fazer??? Ficar um ano sem dirigir pra poder nao perder o dinheiro investido!! Eles nao vao consertar!!

      Excluir
  7. Eu dei entrada só pra carro e fiz o psicoteste passei,se eu quiser dar entrada pra moto ainda pode? Não fui pra auto escola ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se você for fazer A/B na mesma auto escola simultaneamente,so é necessário um laudo e um pscoteste.Se ja fez a matricula, veja se a alguma forma de mudar o pacote de B para A/B.

      Excluir
  8. DURAÇÃO DO PRAZO DO LAUDO ? PARA PRIMEIRA HABILITAÇÃO

    ResponderExcluir
  9. Ola eu comprei o laudo mais ainda não tive como ir fazer o exame com quanto tempo é valido para eu realizar o exame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo laudo eh valido por um ano. So eh bom não esperar muito tempo pq o processo todo eh meio longo e pode não dar tempo ate vencer o laudo.

      Excluir
  10. Olá eu comprei o laudo e fiz o exame a dois meses atrás mas ainda não tive como ir pra auto escola o exame ainda vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim! O que conta como prazo eh a validade do laudo.

      Excluir
  11. Comprei o laudo, já fiz exame mas ainda não consegui começar a autoescola, meu laudo vence em Janeiro. Eu irei perder assim mesmo ?

    ResponderExcluir
  12. Fiz o Psicoteste mais nao passei tenho que pagar novamente pra fazer

    ResponderExcluir
  13. Fiz o psicoteste e o exame médico, porém demorei de fazer o simulado e meu laudo venceu, tenho que comprar outro laudo e o psicoteste e exames também?

    ResponderExcluir
  14. quantos pontos tenho que fazer na prova para 1 abilitacao

    ResponderExcluir